Balanceamento de Dietas Personalizadas, Dietas Clínicas Especiais e Orientação para Dietas Caseiras, Naturais ou Complementação Natural Adequada para Cada Fase da Vida do Animal

www.aninutri.com.br



segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Entrevista - parte dois

Esta foi a segunda parte da entrevista q concedi para a revista "Coop", de São Paulo, que gerou uma matéria super bacana que vai sair na edição de setembro de 2011.


Por Ivanilde Sitta - repórter da Revista Coop

Sobre rações:
 
- Um animal que se alimenta exclusivamente de ração, respeitando o consumo diário indicado pelo veterinário, tem todas as suas necessidades nutricionais atendidas? Ou seja, não precisa de mais nada?


Sim, as rações de forma geral são balanceadas de acordo com as necessidades médias dos animais, com todos os nutrientes que um animal precisa receber a cada porção oferecida. Contudo, isso não a torna perfeita, pois como para nós humanos, os animais também expressam características individuais de metabolismo que podem ser melhoradas com um manejo nutricional diferenciado, para incrementar o aproveitamento dos nutrientes contidos na ração.


- Quais os benefícios uma dieta de ração balanceada pode trazer ao animal?

Bom, a ração é um alimento completo, com todos os nutrientes que um animal precisa receber todos os dias, então a ração pode prevenir o aparecimento de distúrbios de saúde relacionados à falta de nutrientes, como vitaminas, ácidos graxos essenciais, energia e proteína.


- Para cada raça existe um tipo de alimentação?


Existem diversas fábricas de ração que estão investindo nas linhas especiais de rações para diferentes raçãs de cães, pois foram observadas em estudos nutricionais que as raças diferem entre si nas necessidades de alguns nutrientes e essas diferenças, quando não são devidamente respeitadas, podem fazer com que os animais apresentem distúrbios de saúde relacionados a falta ou excesso de nutrientes da ração oferecida, como por exemplo, diabetes, problemas de pele e pêlos, enjôos e distúrbios do metabolismo hepático. Com isso, raças grandes, raças pequenas, raças de pêlo longo e raças com particularidades metabólicas devem sim receber um manejo alimentar diferenciado, respeitando suas particularidades com relação a utilização de nutrientes pelo organismo.


 - Quais as versões de ração disponíveis no mercado hoje? Já vi até ração dietética.

De forma geral existem as rações de:

- Ração manutenção - para animais adultos, com atividade física moderada;
- Ração crescimento - para filhotes, geralmente indicada até um ano de idade;
- Ração gestação e lactação - para que fêmeas gestantes ou lactentes recebam todos os nutrientes necessários para manter sua saúde e um bom desenvolvimento de seus filhotes durante essas fases;
- Rações raças específicas - essas rações são especiais para diferenciar as raças, principalmente na fase de manutenção, as mais comuns são para diferenciar raças grandes de raças pequenas e as raças de pêlos curtos das raças de pêlos longos;
- Ração atletas - para animais de alta performance, que desenvolvem atividades físicas constantemente, como animais de corrida, provas de agilidade e animais que participam das forças policiais com uma carga constante de treinamentos.

Existem também as linhas de rações que possuem formulações especiais para animais que estejam desenvolvendo problemas de saúde, essas são indicadas geralmente pelos zootecnistas ou veterinários responsáveis no momento do tratamento, por exemplo:

- Ração diet - para animais que estejam obesos e precisam perder peso;
- Ração diabetic - para os diabéticos;
- Ração hipoalergênica - para os que fazem tratamentos de alergias, principalmente as relacionadas à pele e pêlo;
- Ração urinary - para animais que estejam com problemas relacionados a formação de pedras na bexiga, distúrbio conhecido como urolitíase;
- Ração renal - para os que apresentem insuficiencia renal;
- Ração hepatic - específica para distúrbios do fígado;
- Ração digestive - para animais em tratamentos gástricos, como gastrites ou infecções intestinais.

E, ainda podemos encontrar no mercado linhas de rações 'naturais' com baixa inclusão de conservantes quimicos, corantes e flavorizantes (doadores de sabor) artificiais, as rações úmidas e semi-umidas, geralmente enlatadas, com maiores índices de digestibilidade (aproveitamento) de proteínas e maior conteúdo de água favorecendo a digestão e o sistema urinário.

Com o avanço das pesquisas em nutrição animal, muitas outras linhas de rações estão entrando no mercado e ainda entrarão, procurando atender de forma ainda mais específica as necessidades que os animais possam ter.

 - A melhor indicação para a escolha da ração é o veterinário ou o balconista do pet também tem capacidade para indicar?


Isso depende muito de treinamento recebido pelos profissionais, pois nem todos os veterinários estão treinados para conhecer detalhadamente a composição de todas as rações, bem como os vendedores das casas de ração. É importante que as fábricas e distribuidoras de ração façam esse trabalho de informar vendedores, veterinários e criem meios de até os prorietários possam compreender o diferencial da composição das diferentes linhas de ração. De forma geral o profissional mais especializado nesta área é o zootecnista, mas ainda é raro a disponiibilidade desses profissionais no atendimento de Pets.

 - É verdade que cachorro não pode comer ração de gato (ou vice e versa)? Por quê?


Poder comer até pode, mas não é adequado, pois, alongo prazo alguns proplemas podem se tornar graves. Cães e gatos são diferentes no metabolismo, e uma das grandes diferenças na composição das rações é o conteúdo de vitamina A. Gatos precisam ter na composição da sua ração essa vitamina pré-formada pois seu organismo não é capaz de produzi-la então, cães que se alimentem de ração de gato podem sofrer problemas com o excesso de vitamina A, o que chamamos de hipervitaminose, além da ração de gatos ser mais energética que a ração de cães, levando a um balanço energético positivo, ou seja, o ganho de peso excessivo. Já gatos que se alimentem de rações de cães podem ter deficiências diversas com relação a nutrientes que os cães metabólicamente podem produzir e os gatos não, como a própria vitamina A e os aminoácidos arginina e taurina levando-os a um quadro de deficiência nutricional grave, entre outros aspectos negativos.

 - A ração animal para ser boa tem de ser cara?

Nem sempre! Geralmente o preço da ração não reflete exatamente o que a compõe, e sim o preço de mercado. Contudo não podemos negar que as rações premium e super-premium levam, realmente, a um melhores condições digestivas para os animais, pois essas rações e possuem ingredientes diferenciados que melhoram o aproveitamento dos nutrientes contidos nela e o melhor desempenho e saúde do animal, além de favorecer a redução do volume e dos odores desagradáveis das fezes.

As maiores diferenças entre essas rações e as que são de menor custo fica na quantidade que deve ser fornecida ao animal, pois se ele aproveita menos nutrientes, maiores porções devem ser oferecidas para que não haja deficiencias nutricionais. O Nutriente mais caro da ração, e que geralmente é o maior diferencial entre as rações, são as fontes de proteínas que nas rações, a maior parte são de fontes vegetais, e fontes proteína vegetal apresentam baixos indices de digestibilidade para cães e gatos quando comparados a fontes de origem animal, então rações mais baratas podem ser complementadas com fontes de proteína animal (carnes diversas) sem prejudicar o desenvolvimento do animal.


Dra. Aline Conceição Almeida,
Zootecnista, Mestre e Doutora em nutrição e manejo alimentar para animais.
http://www.aninutri.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário