Balanceamento de Dietas Personalizadas, Dietas Clínicas Especiais e Orientação para Dietas Caseiras, Naturais ou Complementação Natural Adequada para Cada Fase da Vida do Animal

www.aninutri.com.br



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Seu gatinho está ficando velhinho? Saiba como melhorar sua saúde.

Com o passar da idade, o corpo passa por diversas mudanças metabólicas e fisiológicas que, em gatos, podem começar a ser observadas a partir de 10 anos. Pode ocorrer diminuição do aproveitamento de nutrientes da dieta, além mudanças nos hábitos de consumo de alimentos e até rejeição da ração.

Pequenas mudanças no manejo alimentar podem melhorar o metabolismo do seu gatinho e prevenir as possíveis complicações que o envelhecimento pode causar. Dicas úteis:

• Gatos ficam menos dispostos a experimentar novos alimentos, evite mudar repentinamente a dieta.

• Observar e respeitar o gosto do animal por algum alimento, não insistir se o gato o rejeitar.

• Oferecer fontes de proteína mais digestíveis, como carne de rã, peixe, frango bem cozido e carne vermelha também muito bem cozida, ovo e queijo cottage.

• Usar levedura de cerveja (em pó, é facilmente encontrado nas casas de produtos naturais) levemente salpicada sobre o alimento ou uma colher de yogurt natural sem açúcar, podem estimular o paladar e aumentar a saúde do intestino.

• Um fio de azeite ou óleo extraído da semente de linhaça sobre a comida pode aumentar a absorção de vitaminas e fortalece o sistema imune.

• Observar as condições das gengivas e dos dentes periodicamente.

Lembre-se de consultar o veterinário se o animal apresentar falta persistente de apetite, emagrecimento repentino, fraqueza ou prostração.



Lembre-se: A saúde do seu bichinho também entra pela boca!



Dra. Aline Almeida
Zootecnista, especialista em nutrição de animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário