Balanceamento de Dietas Personalizadas, Dietas Clínicas Especiais e Orientação para Dietas Caseiras, Naturais ou Complementação Natural Adequada para Cada Fase da Vida do Animal

www.aninutri.com.br



segunda-feira, 28 de março de 2011

Ração comercial x Dieta caseira

          É muito complicado falar mal de todas as rações, como é muito comum ver campanhas na internet, contudo as rações foram um  marco na facilitação do manejo e prevenção de contra a falta de nutrientes para as espécies de animais mantidas em cativeiro, garantindo as quantidades necessárias desses e permitindo qualidade de vida e produção para os animais que as consome. Mas é impossível ignorar que na lista de prós e contras, a segunda coluna vem aumentando. Vejamos:

Prós:
  • Fornecimento de fontes de quase todos os nutrientes necessários para as diversas fases da vida do animal;
  • Alimento fornecido na forma de grãos com dureza e tamanho que favorecem os dentes, favorecem a mastigação;
  • Versatilidade na composição;
  • A técnica empregada no beneficiamento das rações de cães e gatos (a extrusão) melhora a digestibilidade, aumentado a disponibilidade e o aproveitamento de nutrientes de origem vegetal para estas espécies;
Contras:
  • É um alimento que pode ser considerado muito "forte" ou muito "pesado" ou seja com uma concentração alta de nutrientes em pequenas quantidades de alimento;
  • Nem sempre é palatável ou com odor atrativo para todos os animais;
  • É seco, o que exige mais do metabolismo do animal na produção de saliva e na produção de sucos digestivos e enzimas para que ocorra a digestão dos alimentos
  • A formulação das rações geralmente são pobres em fibras fermentáveis, que são essenciais na manutenção da saúde da mucosa intestinal;
  • Contém aditivos quimicos que não são indicados para alimentos de uso continuo em humanos, pois aumentam os riscos de alergias, intoxicações alimentares, distúrbios renais e hepáticos, como corantes, flavorizantes e conservantes, que não possuem dados cientificos suficientes para garantir uma contra indicação na indústria de rações para animais.
          É importante ressaltar que a maioria dos animais alimentados exclusivamente com na ração não apresentam necessariamente, nenhum problema clínico.
           Contudo, para animais que já apresentem qualquer sintoma clínico a dieta caseira se apresenta como a melhor alternativa, absolutamente,  durante qualquer que seja o tratamento. Desde que a dieta seja bem orientada para que a densidade de nutrientes seja corretamente manipulada afim de se garantir a maior saúde intestinal,  pode melhorar a capacidade de digestão  e de absorção de nutrientes bem como sua metabolização.
          A dieta caseira abre a possibilidade de diversos estimulos de paladar e olfato, variação de fontes e inclusão de nutrientes de acordo com diversas particularidades, que podem ser ocasionada por uma gama igualmente diversa de situações as quais os animais podem estar dispostos, como doenças, cargas de trabalho, reprodução,  fragilidades digestivas e intoxicações, dentre outras situações. Essa forma de alimentação também pode favorecer a saúde com a inclusão de alimentos com características nutracêuticas, que alem de nutrir gera benefícios extras ao organismo, como o fortalecimento do sistema imune. A nutrição é uma importante feramenta na prevenção de doenças, favorecendo as defesas narturais do animal.
          As dietas caseiras podem ter efeitos excelentes durante os tratamentos, contudo é facilmente passível de erro se não for bem orientada, pois as diferenças de metabolismo em comparação com humanos são  marcantes a ponto de gerarem problemas metabólicos graves se as proporções de nutrientes oferecidas não estiverem de acordo com as inidicações adequadas para cada espécie animal.
          Seguindo as inidicações corretamente  dieta caseira gera resultados muito especiais, além de nutrição adequada e saúde, como bem estar e "Felicidade"!
          Pode parecer engraçado fazer essa afirmação: "Dieta caseira aumenta a felicidade de animais!" mas é notável a alegria do animal ao sentir um sabor TÃO bom, mas TÃO bom durante sua refeição que, para eles, é quase impossível largar o prato sem um 'sorriso' no focinho, um brilho nos olhos e um rabinho incontrolávelmente abanando em uma gratidão ENORME além de satisfação garantida! 
         Quem já faz sabe como é!  rsrs

         E, com sabedoria e um pouco de disciplina é perfeitamente possível associar os prós das duas formas de alimentação e evitar os contras!


      Consulte um Nutricionista para seu bichinho, pois ele pode ser saudável, bem nutrido e mais feliz do que nunca!!!


Até breve!

Dra. Aline Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário