Balanceamento de Dietas Personalizadas, Dietas Clínicas Especiais e Orientação para Dietas Caseiras, Naturais ou Complementação Natural Adequada para Cada Fase da Vida do Animal

www.aninutri.com.br



sábado, 26 de fevereiro de 2011

Escore corporal de Cães e Gatos

Risco de obesidade



           Não podemos esquecer que cães s e gatos estão sujeitos à obesidade, tanto quanto nós humanos. Não devemos esquecer que a ração é um alimento completo e balanceado e a grande variedade de petiscos pode desbalancear a dieta e causar sobrepeso. Observe seus animais e fique atento às formas gerais dele. As figuras representam o escore corporal de cães (figura 1) e gatos (figura 2), esse escore corporal é como uma nota que se dá as formas gerais do animal onde 5 representa o mais gordo e 1 o mais magro.

           Quando a pontuação de escore for de 1 a 5, tendo como 1 o mais magro e 5 o mais gordo, o ideal é que a maioria das raças de cães apresentem a aparência geral semelhante ao escore 3, salvo algumas raças que apresentam seu ideal, particularmente, em outras categorias de escore corporal, como apresentado nas figuras abaixo.



 Figuras 1 e 2: Escore corporal de cães

         

          Para gatos é comum a pontuação de escore variar de 1 a 9, sendo 1 o mais magro e 9 o mais gordo, onde a faixa de peso mais comumente desejada para manutenção de gatos é entre 4 e 6 (Figuras 3 e 4), e quando a pontuação for de 1 a 5 pontos, o ideal é o escore 3 (Figura 5).



Figuras 3 e 4: Escore corporal de gatos com variação de pontuação de 1 a 9.

Figura 5: Escore corporal de gatos com variação de pontuação de 1 a 5.



        
             Então, cuidado com a quantidade de petiscos diários, se for necessário reduza a quanidade de ração fornecida diariamente e faça exercícios com seu bichinho!


Dra. Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário